Translator - Traductor - Traduttore

Alguns Simbolos




PENTAGRAMA
O pentagrama (do grego antigo πεντάγραμμος) é uma estrela composta por cinco retas e que possui cinco pontas. Na língua portuguesa, pentagrama significa uma palavra com cinco letras. Também é, em música, as cinco linhas paralelas que compõem a partitura.


Talvez conhecido pelos antigos mesopotâmios (por exemplo os sumérios), foi muito considerado por Pitágoras que observou sua relação com o número aúreo. A Maioria dos autores opinam que o pentagrama foi primeiro conhecido e estudado pelos babilônios, e daí em diante o tomaram os pitagóricos, devido â coincidente associação do pentágono regular, com o cosmos e ordem divina, ainda assim, existe quem pònha em dúvida, pois o sumário atribuído aos neoplatônicos, Eudemo de Rodas e Proclo menciona que os pitagóricos, apenas conheciam a três das figuras cósmicas poliedros regulares, desconhecendo ao octaedro e ao icosaedro.
A explicacão dada é que eles os conceberam da forma dos cristais naturais e ao surgiram de uma dedução matemática, o que iría contra da herença babilônica.

Desde então se deu um uso ao mesmo tempo místico-mágico e outro científico; na magia o pentáculo com sua ponta voltada para cima significa o ser humano(de fato: durante a Idade Média se esboçavam longos pentalfas para logo sobre eles desenhar se as figuras humanas, e isto pode se verificar no célebre escrito de Leonardo Da Vinci para o livro "A Divina Proporcão" de Luca Pacioli), a magia tem o pentagrama como um de seus símbolos principais.


Para os estudantes de magia e esoterismo, cada ponta do pentagrama é representado por cada Elementos da Natureza: Ar, Fogo, Água, Terra, e um espírito que a todos coordena.
Cinco Elementos da Natureza e o Pentagrama. Atualmente, muitos usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião e representando a sua fé, ou ainda como um amuleto de proteção. 
 É importante notar que isso não é nenhuma obrigação para qualquer religião . Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano (os 4 membros e a cabeça). Para alguns o pentagrama passa ainda a ser conhecido como "estrela do microcosmo" (pequeno universo), que simboliza o mago dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos, mente sobre o corpo.[carece de fontes]
Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos da deusa, o pentagrama às vezes é usado como símbolo da terra, outras vezes para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos. 
O pentagrama pode ser feito de qualquer material (metal, madeira, argila, vidro, etc.) e até desenhado em pedaços de pano ou mesmo no chão.

=====




HEXAGRAMA


De um modo primitivo, por hexagrama, podemos compreender como a reunião de seis letras ou caracteres; já que a palavra tem origem no grego e significa seis linhas ou seis caracteres (hex = seis; gramma = linha). Portanto, uma seqüência de seis sinais gráficos (letras ou figuras geométricas, por exemplo) pode ser considerada um hexagrama. Assim, na filosofia oriental denominada I Ching, o hexagrama possui uma representação linear.
Porém, dentro da maioria das escolas esotéricas ocidentais, o hexagrama usualmente assume a forma de uma estrela de seis pontas e é conhecido também por Estrela de Davi, Selo de Salomão, entre outros. É esta versão que carrega inúmeros significados ao longo da história e figura tanto como símbolo maior do Estado de Israel como na simbologia ocultista. Mesmo havendo distinções interpretativas entre o hexagrama com as linhas entre-laçadas e o hexagrama com os triângulos sobrepostos, as definições confundem-se e ampliam ainda mais as hipóteses das origens, significados e aplicações.

=====


SEPTAGRAMA
O septagrama ou estrela sete pontas é um símbolo de integração e o místico devido a seus elos com o número sete. É associado com as sete planetas da astrologia clássica e a outros sistemas de sete, e também aos sete dias da semana, tal como o chakras do Hinduísmo. É considerado freqüentemente que o número três relaciona o Céu e os reinos mais altos, não só pelo conceito de trindade, mas também como o eixo vertical de espaço tridimensional; e o número quatro pertence à Terra e reinos do manifesto, em parte por sua relação com o quadrado e as quatro direções de espaço bidimensional. Podem ser considerados sete e o septagrama assim como representando a soma de Céu e Terra, e eles aludem às sete direções do espaço - duas direções para cada dimensão mais o centro. Como um aparte, doze, o número de sinais no zodíaco, é um numero de totalidade, expressando as possibilidades multiplicativas do Céu e Terra também como Céu em um modo novo (1+2=3).Como uma expressão do número sete, e representando inteligência oculta e a beleza de inteireza (arco-íris e sinfonias são entrelaçadas de sete), o septagrama é unido a sefira Kabbalistic Netsach. Outros sistemas de sete-dobra que podem ser relacionados ao septagrama incluem o sete latifah (faculdades sutis) de pensamento místico muçulmano e o sete chakras hindu principal - o chakra básico (Muladhara), o chakra sacro (Svadisthana), o chakra de plexo solar (Manipura), o chakra de coração (Anahata), o chakra de garganta (Vishuddi), o chakra de sobrancelha (Ajna) e o chakra de coroa (Sahasrara).A associação do septagrama com os sete planetas da clássica astrologia aqui mencionada, e o septagrama na qual planetas são distribuidos em torno dps seus pontos. Começando com o ponto da Lua, em um movimento anti-horário avançamdo no septagrama dá a ordem destas Sefirot no Árvore da Vida que são encontradas na astro-kabalistica hexagrama: Yesod - LuaHod - MercurioNetsach - VenusTifereth - Sol,Geburah - MarteChesed - Jupiter e Binah - Saturno.
Cada um dos sete dias da semana é nomeado por designações do romano ou escandinavas dos sete planetas da astrologia clássica, ou diretamente ou por uma deidade associada. Começando com o ponto do Sol, localizando no septagrama ao longo de suas colocações de linhas os dias da semana em ordem e de acordo com as raízes planetárias: Domingo - Sol, Segunda-feira - Lua, Terça-feira - Tui (o Saxonico Marte),Quarta-feira - Woden (Mercurio), Quinta-feira - Thor (Jupiter), Sexta-feira - Frygga (Venus) e Sábado - Saturno.

Ele é usado muito na magia cerimonial, perante rituais e encantamentos. Usado em partes abrangentes cabalísticas, arquetípicas, tarológicas, geomânticas, astrológicas, alquímicas, herméticas, runosóficas, entres outras partes também literárias... correlacionadas e descritas de maneira coerente e essencial. 
Também conhecido como a estrela da justiça, como um sétimo elemento.


======




OCTAGRAMA


O octagrama ou estrela oito-pontas é um símbolo de plenitude e regeneração, e é ligado a sistemas de oito pontas tal como trigramas do I Ching, a roda pagã do ano e o "Ogdoad" do Egito antigo.
BUSCANDO SUA EVOLUÇÃO E O CONTATO COM SEUS ANTEPASSADOS E OS DEUSES VERDADEIROS, AFIM DE GUIAR SUA VIDA NO RUMO CORRETO TODOS PODEM TRANSFORMAR PEQUENOS ESPAÇOS DE SUAS CASAS EM TEMPLOS DRUÍDICOS, ONDE PODEM REUNIR SEUS PARES, AMIGOS, IRMÃOS E INTERESSADOS.
USADO TAMBÉM COMO SÍMBOLO DA NATUREZA COMO UM OITAVO ELEMENTO.

=====
NONAGRAMA
O nonagrama ou estrela nove-pontas é um símbolo de realização e de estabilidade, embora isto seja uma estabilidade que o assunto é mudar. Também pode ser relacionado a sistemas de nove pontas, tal como o nove kanji taoísta (centros mediúnicos) que são semelhante ao chakras do Hinduísmo.

Nonagrama é uma estrela de nove pontas utilizada como símbolo em diversas religiões. Muitas vezes é ligada ao satanismo, porém assim como pentagrama e outros símbolos o Nonagrama não é um símbolo satânico. Pelo o contrario o Nonagrama assim como muitos outros símbolos é tido como um símbolo de sorte. 
 O Nonagrama ou estrela nove-pontas é um símbolo de realização e de estabilidade, embora isto seja uma estabilidade que o assunto é mudar. 
Também pode ser relacionado a sistemas de nove pontas, tal como o nove kanji taoísta (centros mediúnicos) que são semelhante ao chakras do Hinduísmo. 

Nove é o número de planetas conhecidos no sistema solar, e o número de deidades no Eneade de Egito antigo. Os egípcios antigos se agruparam as suas deidades de numerosos modos, o mais comum que se torna a tríade eventualmente, exemplificada pelo Osiris, Isis e Horus (tipicamente um deus, uma deusa e um deus jovem). Também pode ser relacionado a outros sistemas de nove como o nove kanji taoísta (centros psíquicos) que são semelhantes ao chakras hindu. Estes são: Chu ('pilar') à base da espinha, Shen ('corpo') as genitálias, Kai ('aberto') ao ponto de Hara (duas polegadas debaixo do umbigo), Tai ('cinto') ao umbigo, Sha ('morrer') ao plexo solar, Jen ('o homem') à garganta, Tung ('entendimento') ao terceiro-olho, Hua ('flor') ao  topo da cabeça, e Tao ('caminho' ou 'modo') na aura...
A Banda Slipknot usa o Nonagrama como símbolo, pois a banda é composta por 
nove membros e cada membro representa uma ponta do símbolo.


======
DECIGRAMA

O decigrama ou decimagrama é uma junção dos elementos, desde do pentagrama até então.
Dito também como o elemento da pedra, o símbolo da força e da perseverança. Simbolizando desde o divino ate o mais baixo plano.





TRISKELION

Triskelion é considerado um antigo símbolo indo-europeu, palavra de origem grega, que literalmente significa "três pernas", e, de fato, este símbolo nos lembra três pernas correndo ou três pontas curvadas, uma referência ao movimento da vida e do universo. 
O número três era considerado sagrado pelos celtas, reforçando o conceito da triplicidade e da cosmologia celta de: Submundo, Mundo Intermediário e Mundo Superior.
O triskelion também é conhecido por triskle ou triskele, triqueta, triskel, threefold ou espiral tripla, e possui dois grandes aspectos principais de simbolismo implícitos em sua representação, que são:

  • Simbologia ligada ao constante movimento de ir, representando: a ação, o progresso, a evolução, a criação e os ciclos de crescimento. 
  • Simbologia ligada às representações da triplicidade: Corpo, Mente e Espírito; Passado, Presente e Futuro; Primavera, Verão e Inverno... Os ciclos de transformação.

Representação dos Três Reinos Celtas 

Sendo o número três, sagrado para os celtas, ele nos liga aos reinos do Céu, da Terra e do Mar – elementos que compunham todo o mundo – e por sua vez formavam os três reinos celtas, que eram vistos da seguinte forma: 
  1. -O Céu, que está sobre nossa cabeça e nos oferece o Sol, a Lua, as estrelas e as chuvas que fertilizam o solo.
  2. -A Terra, que está sob nossos pés e nos dá o alimento, nos abriga e faz tudo crescer - são as raízes fortes das árvores.
  3. -O Mar é a água que está em nós, representa o Portal para o Outro Mundo, que sacia a sede e nos dá a vida - sem a água tudo perece e morre. 

Sendo os três elementos interdependentes, onde cada um possui seu significado próprio, mas que dependem um do outro para continuar existindo, permitido assim, que o nosso mundo também exista em perfeita interação. 
Essa cosmologia não-dualista é bem diferente dos quatros elementos e da visão grega de "céu e inferno", pois os celtas viam tudo na forma de tríades. Além disso, cada reino era relacionado a um grande caldeirão sustentado por três pernas, que por sua vez, também possuíam três atributos diferentes. 
Os três mundos são compostos da seguinte maneira:
  • -O Outro Mundo ou Submundo: onde os antepassados, os espíritos da natureza, as Deusas e os Deuses vivem.
  • -O Mundo Mortal ou Mundo Intermediário: onde nós e a natureza vivemos.
  • -O Mundo Celestial ou Superior: onde as energias cósmicas como o Sol, a Lua e o vento se movem, associadas aos Deuses.

As três pontas do triskelion eram associadas ao fluxo das estações que representam também os Três Reinos Celtas: Terra, Céu e Mar. E numa versão mais moderna, às três fases da Lua: Crescente, Cheia e Minguante.
Com as mesmas características observadas nas espirais, seu movimento, também, pode ser no sentido horário ou anti-horário. Simbolicamente, o sentido horário: representa a expansão e crescimento e o sentido anti-horário: a proteção e o recolhimento.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundos Ocultos Por Allenozth